Bio Planeta

Bio Planeta

Nada mais incrível do que a história de vida do planeta. A aventura começa por um túnel subterrâneo. Rodeados de aquários por todos os lados, todos querem chegar perto para ver não só as 21 espécies de peixes fluviais que vivem no Sítio como também os que vivem nas bacias brasileiras. Mas as grandes estrelas são os filhotes de Jacaré do Papo Amarelo. Que vontade de ver mais de perto, de tocar! Pois isto é possível: é só visitar o berçário… Já os jacarés adultos ficam num set surpreendente que reproduz fielmente o habitat natural, com 180 mil litros de água alimentados por duas cachoeiras. A visão é fantástica: dá para ver jacarés debaixo da água, outros com a cabeça para fora, ou tomando sol na prainha. O que comem? Quanto tempo ficam debaixo da água? Estão em extinção? São parentes do crocodilo? Mil perguntas, milhares de respostas…

Laboratório de Peixes Fluviais Brasileiros

Biologia:
– Surgimento e evolução da vida no Planeta; Diferenças entre répteis e peixes; Características de cada espécie; – Diferenças entre peixes marinhos e fluviais; A diversidade de peixes fluviais brasileiros; Cadeia alimentar.
Cidadania/Ecologia:
– Não poluir as águas; Nunca pescar em época de reprodução; Devolver ao rio; Respeito aos pescadores credenciados; – Respeito às cooperativas de pesca.
Geografia/História:
– Hidrografia do Brasil; Geografia econômica e História: psicultura.
Língua Portuguesa:
– Nomes indígenas; Prefixos; Vocabulário específico.
Literatura:
– Leitura de textos que abordem temas correlatos.
Educação Artística:
– Desenhar peixes grandes e pequenos, de diversas formas; Ver quadros de pintores famosos que abordaram o tema.
Habilidades:
– Observar e distinguir peixes e jacarezinhos; Atividade taxionômica: classificar.

No berçário dos jacarezinhos

Biologia/Ecologia:
– Diferenças entre crocodilos e jacarés; Hábitat e características de reprodução.
Habilidades:
– Ouvir com atenção; Questionar; Tocar os jacarezinhos.

No Aquário dos Jacarés

Geografia/Estatística/Ecologia/Cidadania:
– Localização dos jacarés brasileiros; Localização da espécie caimã: sudeste; Atividades econômicas: criação controlada; Gráficos sobre preservação; Nunca caçar em época de reprodução; Respeito aos criadores credenciados.
Língua Portuguesa/Literatura/Educação Artística:
– Prefixos e nomes tupis; Textos de aventura envolvendo jacarés; Desenhar e pintar jacarés; Confeccionar jacarés: dobraduras e papier mâché.
Habilidades:
– Observar e distinguir peixes e jacarés; Atividade taxionômica: classificar; Vivenciar sem medo o contato direto com um animal inusitado em um meio ambiente apropriado.

Atividade Proposta e Objetivo Principal

– Observar a biodiversidade do Planeta e seus ecossistemas, percebendo que cada cidadão brasileiro também pode preservar o meio ambiente tomando decisões simples em seu dia-a-dia.

Roteiro de Ações

– Observar a variedade de espécies de peixes fluviais brasileiros no Laboratório.
– Fazer perguntas sobre forma, tamanho e hábitos de vida de cada espécie.
– Observar as características de filhotes de jacaré e tocá-los.
– Obter informações sobre a reprodução dos jacarés.
– Observar jacarés adultos quanto a forma, tamanho e hábitos no Aquário.

Emoção Final

– Poder visualizar Jacarés do Papo Amarelo como se estivessem em seu habitat, dentro e fora da água e, surpreendentemente, sob um ângulo realmente inusitado: com a cabeça fora da água e com a barriga clara voltada para o vidro espesso que os separa de seus pequenos visitantes.

FOTOS

CLIQUE PARA AMPLIAR