A imaginação da criança e do adolescente é a ponte que liga o mundo interno e o externo. Contos de fada, lendas, mitos, aventuras, sempre povoaram o imaginário daqueles que, na idade adulta, mostraram-se mais criativos. Para quem participa de um roteiro pedagógico do Sítio do Carroção, há sempre o espaço da descoberta. Todos os roteiros suscitam sentimentos e pensamentos que, inevitavelmente, levam os alunos a produzir perguntas diante do inesperado e surpreendente. Esse caminho de motivação pode ser muito produtivo para os professores que, mais tarde, poderão desenvolver conceitos e conteúdos específicos em sala de aula.
Seguir pistas observando vestígios e detalhes do caminho sempre é uma tarefa instigante. Os alunos terão que encontrar rastros de uma expedição que saiu à procura do Elo Perdido. O guia comenta que os paleontólogos passaram por ali há muito tempo, na década de 40. Passam por uma ponte de pedra ao estilo das formações do Gran Canyon, e percorrem a trilha no meio da mata. De repente…
Pulando de continente a continente sobre um planisfério, o grupo descobre que pode percorrer o mundo, pelo menos em escala. São 8.500m² de relevo, onde eles aprendem ao vivo o que vem a ser ilha, cabo, baía, serras e vales. Observando o nascimento de um rio, tomando banhos de cachoeira em sua nascente, ou garimpando seu leito até a foz…
O sonho da Fórmula1 é possível! Nesta minipista de 250 metros, as equipes percorrem trechos de 4 dos mais importantes circuitos mundiais: Spa Francorchamps, na Bélgica; Suzuka, no Japão; Mônaco, no Principado de Mônaco; e Hungaroring, na Hungria. Primeiro, todos se reúnem na Praça dos Pilotos, para ouvir o regulamento e receber as superlicenças. E chega a hora da grande largada…
Nada mais incrível do que a história de vida do planeta. A aventura começa por um túnel subterrâneo. Rodeados de aquários por todos os lados, todos querem chegar perto para ver não só as 21 espécies de peixes fluviais que vivem no Sítio como também os que vivem nas bacias brasileiras. Mas as grandes estrelas são os filhotes de Jacaré do Papo Amarelo. Que vontade de ver mais de…
Atravessando o Ribeirão das Pederneiras, todos fazem o reconhecimento da mata galeria. Afinal, aqui começa a grande aventura, num verdadeiro estilo “Indiana Jones”. Passando pela cortina das águas da cachoeira, o grupo encontra a passagem secreta que leva à caverna. Dentro dela, o maior desafio é descobrir o segredo de sua saída…
Quem não gostaria de ser um explorador do mundo aquático como Jacques Cousteau em seu Calypso, Colombo em sua caravela, ou Tom Sawyer no Mississipi? Nos 11.000m² da lagoa, há muito para ser visto. Muitas espécies de peixes vivem livremente em suas águas: carpas, tilápias, lambaris, carás, traíras, pacus, piraputangas, matrinxãs e tambacus….
Caminhando pelo rio em clima de aventura, o grupo sai em busca de uma passagem secreta. Sua missão é decifrar o Enigma da Pedra! Entrando por uma fresta aberta numa rocha, os pequenos exploradores nem imaginam o que poderão encontrar. O que haverá no final do túnel? A expectativa acaba na parede da caverna. Então, o guia propõe o Enigma: o que seriam aquelas pedras…
Como vive o homem da roça? Todos querem conhecer a Fazendinha, com seu monjolo, seu pomar, seus animais. Há vacas, coelhos, búfalos, porcos, cabritos e muitos pássaros. E os animaizinhos? Onde dormem, o que comem, como se reproduzem? Visitando os 10.000m² do Baby Zoo, o grupo vê de perto como vivem os filhotes: todos gostam de acariciá-los ou vê-los mamando. Mas a aventura continua! Pra lá da ponte pênsil…
Nossa aventura começa por uma viagem que aconteceu a bordo de um grande barco, do tamanho de uma baleia azul, chamado HMS Beagle. Esse barco viajou por quase 5 anos, desde o ano de 1831, com um passageiro especial: o grande cientista Charles Darwin. Toda a história e vários registros dessa viagem estão nesse livro aqui! Eles fizeram cerca de 20 paradas para conhecer diversos lugares e coletar dados para os seus estudos…