Newsletter
Fique informado sobre o Sitio do Carroção

Nome:
e-mail:

Sociabilização


Momentos de descontração, momentos de aprendizagem

Toda viagem pedagógica tem seus momentos de descontração. E, como descontração e convivência andam juntos, cada um escolhe as habilidades que domina ou gostaria de desenvolver e junta-se ao grupo. Por isso, nesse momento da programação, a escolha das atividades é livre. Nada como um bom mergulho na piscina, onde todo mundo se encontra, ou no salão de jogos, que reúne grupos de todas as idades. O vôlei, o futebol, o futgolf são bons pretextos para se enturmar. Às vezes isso acontece naturalmente, no restaurante, no Ginásio Poliesportivo, ou mesmo nas inúmeras praças da Área Central. Na verdade, há momentos em que ver e ser visto é mais importante, como na Discoteca. Com certeza são instantes de autoconhecimento que abrem oportunidades inesquecíveis para uma convivência mais sadia, alegre e responsável. E, o melhor de tudo é que cada atividade escolhida apresenta um ganho de treinamento físico e emocional.

Piscina

Nada como encontrar os amigos no deck, ou na cachoeira. Depois de um bom mergulho, a piscina é um ótimo local para fazer novas amizades e reforçar as antigas. Brincando, os alunos exercitam-se de forma sadia e os professores estão sempre atentos às caracteríristicas individuais que afloram nesses momentos e que dificilmente surgiriam em sala de aula.

Labirinto

Onde fica o centro do labirinto? Em grupo, fica mais fácil de conquistar esse espaço e não se perder. Uns guiam os outros das bordas até o centro e do centro até a saída. Tudo o que vêem é o céu, pois os muros têm mais de três metros de altura. A referência espacial e a memorização de trajetos são esseciais para atingir a meta e serão importantes para o resto de suas vidas.

Túnel

Um túnel reúne a turma, curiosa para ver onde termina o corredor iluminado. A expectativa faz com que o final seja mais surpreendente: lá está o Ribeirão das Pederneiras. Entre amigos, aventuras como essa, que poderiam causar algum temor, pelo contrário, causam o imenso prazer de superá-lo.

Salão de Jogos

Ótimo lugar para demonstrar suas habilidades e fazer novos amigos. A competição sadia mostra que sempre haverá novas chances para todos, cada um em sua modalidade. Perceber seus limites e possibilidades é um dos principais motivadores dos jogos individuais.

Lagoa Central

Os alunos menores ficam à vontade para brincar em segurança, sentindo-se aconchegados em um espaço mais limitado, de profundidade menor. Quem tinha alguma restrição a brincar na água, se sentirá mais tranquilo com seus amigos - o que facilitará seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

Futgolf

O futgolf é uma criação do Sítio do Carroção. Nesse jogo, todos aprendem as regras do golfe sem precisar de taco. Basta uma boa mira e um chute certeiro. É importante oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer os mais diversos esportes. Afinal, é na infância que os talentos individuais são descobertos.

Trilha do Quatipuru

A partir de um ângulo de visão inusitado, os alunos podem vislumbrar tranquilamente a natureza a 15 metros de altura entre as copas das árvores e observar as aves, que são atraídas pelo sistema de sonorização que simula cantos de pássaros e ruídos de outros animais.

Esportes

A turma combina e, de repente, pode acontecer um jogo de futebol, vôlei ou qualquer outro que reúna maior ou menor número de participantes. É hora de demonstrar, em equipe, tudo o que foi aprendido nas aulas de Educação Física: controle motor, flexibilidade, agilidade, rapidez. Mais do que isso: é o momento de partilhar com seus amigos as estratégias de jogo que poderão ser utilizadas em partidas posteriores.

Discoteca

Nada melhor do que terminar um dia exaustivo de muitas caminhadas e aprendizagens festejando com os amigos. Quem sabe dançar, ensina. Quem não sabe, aprende. E todo mundo se conhece melhor. Assim, o dia seguinte com certeza será mais proveitoso, pois tudo ganha mais sentido quando estamos entre muitos amigos.

Área Central

O restaurante, os quartos, o Ginásio de Esportes compõem a Área Central de convivência. Nesses momentos, cada um aprende a respeitar o espaço do outro, conter-se para esperar sua vez, organizar seus pertences, ser pontual. Todas essas experiências vividas em conjunto serão preciosas para suas vidas de adultos.

Fotos

Clique para ampliar

Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização Sociabilização